sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Black is the Common Flag

Outro dia, enquanto assistia ao horário político, minha mãe fez o seguinte comentário sobre o PSTU: "Eles são muito radicais né?". Tudo bem, eu sei que ela não fez por mal, nós dizemos muitas coisas que nem sabemos por que, só por sermos influenciados pelos "fantasmas da globalização". Mas agora eu pergunto a você, caro leitor deste blog (se é que temos algum leitor além de nós mesmos), o que é ser radical?
Em primeiro lugar, não sou esquerdista, e não faço apologia a nenhum sistema. Até porque, acredito que o problema não está no sistema, e sim nos seus usuários. Pois bem, outro dia eu pensei comigo mesmo: a sociedade se divide entre os bem sucedidos e os pobres. O empresário não passa com seu Alfa Romeo no bairro pobre, porque lá tá cheio de vagabundo, que vão querer assalta-lo. Então existe alguma coisa mais radical do que o capitaslismo?
Pegando de um ponto econômico, o lucro, objetivo mor do cidadão capitalista, obedece a uma fórmula. LUCRO = ESSENCIAL + SUPÉRFLUO (se SUPÉRFLUO for maior ou igual a 0), ou seja, as pessoas trabalhariam para adquirir seu essencial, e com esforço, conseguiria uma bonificação, o supérfluo, certo? O problema é quando esse supérfluo torna-se mais importante que o essencial. E é aí, justamente nesse ponto, em que eu queria chegar. O capitalismo toca, exatamente e em cheio, no grande câncer do ser humano: a ganância. E é por isso que temos políticos que buscam seus cargos apenas para que possam se enriquecer, empresários contratando funcionários inexperientes e demitindo milhares de pais de familha, agrotóxicos, poluição, garotos que entram para o tráfico pois trabalhar o dia inteiro por um salário mínimo é motivo de vergonha. É o homem carcando o homem, o tempo inteiro, sem parar, na velocidade 5.
Escrevi esse texto apenas como forma de desabafo, pois eu sei que é muito dificil mudar de opinião quando se mora num condomínio de luxo, quando se pôde comprar um apartamento num bairro de classe média alta, ou até mesmo quando graças ao Plano Real foi possível comprar a geladeira e o fogão dos seus sonhos. Não espero uma mudança de atitude de ninguém, pois meu pessimismo não permite isto. A humanidade não só é doente, como também é retardada.


Ouvindo: Rage Against The Machine - Calm Like a Bomb

6 comentários:

Vinícius disse...

Destaque pro fechamento do texto, por mais clichê, ainda sim, diferente e interessante!

Yuichi Inumaru disse...

Our blood is black
And black shall be our death
The fire arise
In hell we bath
The money is wise, the Politician is wise...

Black is the common flag...
We are the gates of the West!
Black is the common flag...
I want my new computer, fuck the rest!

(breve paródia à letra original)

Lo Scienziato. disse...

esqueci de dizer que eu acho o PSTU um bando de sindicalista cuzão, só quis usar o exemplo mesmo

Guilherme Alfradique Klausner disse...

HUAHUHUAHUAHU Foda a versão. Versão Orc... Our Blood is BLACK!

Rocha disse...

Radical, politicamente falando é uma posição ou opinião que diverge em alto grau da oposição adotada pelo governo atual. Mas no seu sentido primitivo, radical indica extremo, algo longe do normal. Sendo assim, descordo quando falas que o capitalismo é radical. O capitalismo é bruto e cruel, homem contra homem lutando por lucro. Mas mesmo assim é um ótimo sistema político. Piores foram sistemas de repreensão tais quais o absolutismo ou o feudalismo, os quais simplesmente não se era possível lutar e acabaram falindo por revoltas populacionais o primeiro e por questões econômicas o segundo.

Interessante a fórmula: LUCRO = ESSENCIAL + SUPÉRFLUO. Concordo com essa linha de pensamento, e supondo um homem livre das correntes de tudo que é supérfulo, precisaria apenas do essencial que, pelo menos atualmente, é a alimentação. Felizes dos mendigos que só comem!

Ótimo post.

Yuichi Inumaru disse...

Don Juan aux Enfers disse...
HUAHUHUAHUAHU Foda a versão. Versão Orc... Our Blood is BLACK!


- Ou talvez uma versão dos Panteras Negras, algo assim uahsuhaus

Rocha disse...
Felizes dos mendigos que só comem!

- Excelente frase hehe