quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Reprogramação do P de PNL

Há dez corvos no telhado de uma casa. Um caçador atira em um deles com sua espingarda. Quantos corvos ficaram no telhado?
Pensem nisso por um momento antes de continuar a leitura.

Claro que a resposta lógica é nove corvos. Qualquer computador nos diria isso.
Na verdade, a resposta 'certa' é dez.

A arma silenciou e o telhado era plano. O corvo morto tombou e os outros nove corvos não perceberam. Mas, espere um pouco: suponha que a arma não foi silenciada e o telhado era inclinado? Então a resposta seria nenhum corvo, porque o corvo morto escorregaria para fora e os outros, assustados pelo ruído do tiro fugiriam voando.

Estas são as perguntas que se apresentam na vida real. A vida real não funciona com respostas simples ou complexas, ou perguntas contextuais. A vida real não funciona como um computador digital e seu cérebro também não.
Em um teste de QI a resposta 'certa' seria nove, mas nove é apenas uma resposta, há outras maneiras de pensar nisto. O raciocínio lógico não é o mesmo que o pensamento normal. Reflita e observe como seu cérebro mudou de direção quando você percebeu que isso não era um teste de QI.

O contexto todo do problema determina como pensar. O contexto faz parte da informação. A grande inspiração, a idéia nova raramente é resultado do pensamento lógico. O pensamento lógico é quase uma contradição em termos. De fato, os seres humanos não são muito bons para pensar logicamente.

As leis do pensamento não são as leis da lógica.


Trecho do artigo de Joseph O'Connor e Brian Van der Horst.

Um comentário:

Lo Scienziato. disse...

"De fato, os seres humanos não são muito bons para pensar logicamente."

Deixemos a lógica aos números, eles sim a merecem :D