quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Calculador, pt.1 (ou Binário)

A matemática é uma ciência exata. Quando se faz o cálculo certo, o resultado sempre é previsível. Quando se é um bom calculador, raramente você erra. E quando se calcula com frequência, você não opera somente números. Viagens, cidades, amores, música, jujubinhas e boquete; nenhum deles está relacionado a algum algarismo numérico, mas são todos números, não faz diferença quando você sabe o que operar. Tudo é feito de probabilidades, até a própria probabilidade em si. Há probabilidade do calculador pensar na probabilidade de um evento aleatório ocorrer. Porém, esses eventos dividem-se principalmente em: os mais prováveis, os menos prováveis e os praticamente impossíveis. Não existem porcentagens definidas pois todas as são infinitas. Nós sabemos disso, mas não somos máquinas, nós calculamos. Não por que é um dom, mas por puro instinto. É totalmente impossivel evitar que isso aconteça, assim como ensinar um leão a comer alface.
Teoria do caos, efeito borboleta, está tudo aqui. A nossa percepção das coisas se expande em geometria fractal, e os ramos mais obscuros sempre aparecem para nos assombrar. Manter a fibra torna-se algo cada vez mais complicado, aqui sou eu contra eu mesmo, e não tem adiantado muito tentar superar a minha própria força. Quando você calcula o tempo inteiro, o futuro mostra-se muito mais claro. As coisas vão perdendo a espontaneidade, e de certa forma a graça. O que deveria me salvar acaba sendo a minha maldição. Eu disse que nós não somos máquinas, e de fato essa falta de frieza me consome. Calcular nunca leva em consideração o sentimento, mas o resultado... este brinca como se fosse uma mulher de malandro: ora recebendo carícias, ora entrando na porrada. Le-se ora como tudo junto, ou uma fração de centésimo, ou até o exato momento. Ser forte não costuma ser o bastante.
O mundo é muito mais colorido quando você não sabe que tom vem da aquarela, mas quando sabe, tem noção de por onde se deve pintar. O que vale mais?
Eu sinto tesão, eu sinto medo, eu amo, eu tremo, eu sou um rei, eu sou um diabo. Eu calculo.

"Qual é a probabilidade de topar com algo estranho neste lugar exatamente agora?
Uma em 418.992.
Pra mim, é toda chance do mundo." (Neena Thurman, Domino)