sábado, 1 de março de 2008

Dilema de Deus

Vou precisar citar uma passagem da Teoria do Equilíbrio:

" Citação:
Ouvi dizer em algum lugar que o sofrimento é necessário ao ser humano.
Alguns tentaram explicar usando as teorias do Karma e Reencarnação, como uma espécie de punição/recompensa ou até mesmo designação de tarefas prevendo resultados evolutivos.

Porém eu acabei por discordar dessa idéia, em sua confecção, pois existe a necessidade de um julgamento para isso. Não é um processo digno de ser mecanicamente Natural, na verdade é necessária a razão de algum ser(deus por exemplo) - o que resultaria numa espécie de tentativa de equilíbrio forçado. Porém como eu disse em um post anterior se eu não me engano, o mais provável é que a função de um de um deus seria Desequilibrar, pois é isso que move o mundo. Chegamos num deus que faz exatamente o contrário de sua função, o que é um absurdo, pois usamos a teoria do equilíbrio na hipótese.
"


Agora, imaginando Matrix. Foi um mundo criado pelas máquinas, feito de programas, tudo exato. A complexidade dele faria ele ser inexato dentro dele mesmo.

Quando o escolhido pergunta ao oráculo qual era a função do arquiteto, ela responde: "equilibrar a equação". E aí, ele pergunta ao próprio oráculo qual seria sua função. E ela responde "Minha função? Desequilibrá-la."

Como eu disse ai em cima, teoricamente é o desequilíbrio gerado pelo oráculo que mantém o mundo ativo. Mas foi o arquiteto que criou a matrix. Aplicando valores, chegamos num dilema:

Deus criou o mundo ou o mundo (em sua necessidade) criou um deus a partir de si mesmo?


Tomando o contexto do Matrix, podemos interpretar que o Oráculo, apesar de poderoso, é um programa ainda assim. Isto é, sua existência é presa à existência do sistema, uma vez que ele tenha sido criado com um propósito, mesmo que seja o propósito mais importante de todos(desequilibrar). Acontece que uma das definições de deus mais primárias é de "criador". Então, o arquiteto então seria deus(lembrando que ele é uma personificação do próprio sistema)? Deus reequilibraria? Mas ora, para o mundo ter começado a funcionar, deus teria de ter desequilibrado então, contrariando seu propósito... Não, ele teria criado aquele que desequilibra...

Refazendo a bíblia, antes, deus disse "Conservai a energia". E ele viu que se continuasse assim, o universo não andava para lugar nenhum, pois toda vez que se restaurava a energia novamente vinha o equilíbrio e estagnava tudo, de maneira que por falta de propósitos de existência o sistema começava a se auto-limpar. Então ele fez um upgrade no sistema e nas versões posteriores adcionou ao mandamento um pedaço, constando agora lá nas leis da física "Conservai a energia e aumentai a entropia".

Que diabos eu quis dizer com isso: existe um agente influenciador externo, como que uma terceira variável, que faz tanto agentes desequilibrantes como resultantes reequilibrantes influírem pequenas margens de erro a mais na hora de agirem. Isso faz com que a balança tenha cada vez mais massa dos 2 lados: comaça com 1kg e nenhum do outro lado. Aí põe 1,1kg do outro lado, e em resposta, ele poe 0,7kg do outro lado, e em resposta ele poe do outro lado 3kg... e assim por diante. Quando for ver, tem 10 toneladas de um lado e 11 do outro.

Vivemos, então, de produzir desequilíbrio na tentativa de reestabelecer o próprio equilíbrio. Logo, quanto ao arquiteto e à oráculo, são fruto da adaptação natural: um não pode ter criado ao outro - Gaia, na sua tentativa de viver e evoluir, adaptou-se. Se existe algum tipo de deus, creio que não seja diretor ou ator principal. Nós somos ele e ele é o mundo: aproveite-o.

Nenhum comentário: