Not that anyone gives a shit, mas com relação às falácias post hoc, deveria ser óbvio que não adianta privatizar refinarias que foram colocadas espacial e estrategicamente pelo estado para que não competissem entre si - a não ser que você queira que o preço suba. É simplesmente entregar monopólio privado.
Um plano de abertura de mercado tem que começar pela mudança nas regras base, mas esse governo, como é qualquer governo populista, é pau-mole demais para enfrentar os grupos de interesse que uma reforma de mercado requer.
E pelo nível que ainda consta nos nossos jornais, nós perdemos tempo demais discutindo com retardado sobre se "deus existe ou não", isto é, sobre se "privatizar é bom ou ruim", invés de analisar a experiência internacional vasta e concluir EM QUE casos e, principalmente, DE QUE MODO, privatizar pode ser bom e ruim. E, principalmente, o que fazer DEPOIS, se é necessário agência reguladora e Como.
Para variar, os profusores de ignorância de sempre se valem dos passos acovardados que o governo dá na direção de mercado para fazer aquele conhecido reducionismo, pois contaminar o debate é necessário para vender ideias merda®, e quem se envenena com elas, dificilmente sai da cracolândia depois. Faz parte do mercado eleitoral vender ideias para gente que quer se achar inteligente.
O problema é o cara acreditar nisso. Mas o voto faz você decidir em cima disso, e inscrito dentro de uma cultura de massa comportamentalmente positivista (e canceladora), ele te força a uma posição emocional sobre isso.
Só que ou você defende a academia, inclusive quando ela diz o que você e a sua cabecinha limitada no Dunning-Kruger não gosta, ou você é um cloroquineiro com outra skin. E a experiência internacional sobre privatização é enorme e não é nada simples.
Mas foda-se a verdade, e foda-se os autores importantes, que dirá artigozinho bunda de economia, na verdade a galera que lê e entende vende curso pra gente que não quer ter o trabalho de saber, pois saber dá trabalho. Se o cara quisesse mesmo entender Chesterton, ele lia Chesterton. O cara que compra cursinho online, vê video no youtube ou fica indo indefinidamente em mil palestras e cursos, fica fazendo mestrado com a barriga de bobeira, o que esse cara quer mesmo, embora não admita, é lançar a braba no churrasco da galera e às vezes uma forma de dar um up na grana no fim do mês.
Como dizia Schopenhauer, não é um cara que vive pro conhecimento, porém Do mesmo, como uma vaca leiteira. E tudo bem, contanto que ele saiba que a opinião dele é uma merda. Todo mundo tem opiniões merda, é só tratar ela como tal.